quinta-feira, abril 17, 2014

MILHARES DE JUDEUS CONCORREM AO MURO PARA RECEBEREM A "BÊNÇÃO SACERDOTAL"

Apesar das recentes tensões no Monte do Templo, dezenas de milhar de judeus acorreram ao lugar mais sagrado e simbólico para o judaísmo actual: o Muro Ocidental, conhecido também como "Muro das Lamentações". As medidas de segurança na Cidade de Jerusalém são muitas, mas não impediram a concorrência de muitos milhares de judeus ao Muro, esta manhã, muitos deles aproveitando a estadia para a celebração das Festas da Páscoa.
A multidão que ali se concentrou esta manhã é composta em grande maioria por judeus ortodoxos, conservadores, religiosos, não-religiosos e até alguns turistas, e juntou-se para receber a tradicional bênção sacerdotal - Birkat Kohanim.
Esta bênção é uma oração judaica recitada pelos coatitas - descendentes em linha directa da tribo de Levi - normalmente realizada durante a semana da Páscoa judaica - Chol HaMoed Pesach.
Centenas de coatitas ficaram voltados para a imensa multidão concentrada esta manhã junto ao Muro e, cobrindo as suas cabeças com o xaile de oração, recitaram a bênção bíblica: "O Senhor (YHWH) te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o Seu rosto, e te dê a paz."
No final desta oração os coatitas também abençoam os peregrinos que visitam Jerusalém.
Shalom, Israel!

1 comentário:

olga disse...

Que esta benção esteja sobre mim e minha família! que Deus abençoe Jerusalém! que Deus abençoe Israel! Feliz Páscoa para todos!
Shalom!
Olga