quarta-feira, julho 08, 2015

LOCAL ORIGINAL DO BAPTISMO DE JESUS RECONHECIDO PELA UNESCO

Após aquilo que a Jordânia alega terem sido anos de controvérsia com Israel - alegação desmentida pelo estado hebraico - a UNESCO - confirmou o local aceite como o sítio genuíno no rio Jordão onde Jesus teria sido baptizado, do lado da Jordânia, e não do lado de Israel.
Milhares e milhares de peregrinos são anualmente baptizados nas águas do rio Jordão, num local propositadamente preparado para tal, mas a Norte, do lado de Israel, numa das saídas de água do Mar da Galiléia. Muitos peregrinos pensam que foi ali, no "Yardenit" mesmo que o Messias Jesus foi baptizado, mas sabe-se que aquele não é o lugar real, apenas um "aproveitamento" das águas que desembocam no Jordão para fins puramente turísticos.
Mas o local real mencionado nos textos bíblicos situa-se muito mais a sul, nas proximidades de Jericó. Após o acordo de paz entre a Jordânia e Israel, ambos os países construíram pequenas estruturas de acesso ao rio Jordão, cada um no seu lado, uma vez que o rio Jordão faz fronteira divisória entre os 2 países.
O anúncio feito ontem pela UNESCO de que o verdadeiro sítio no rio Jordão onde Jesus desceu às águas e foi baptizado pelo profeta João Baptista é o "Al Maghtas" (Betânia além-Jordão), no lado jordano, provocou enorme euforia entre os jordanos, ainda mais porque a UNESCO o declarou como "património mundial da humanidade."
Em 2011 Israel abriu oficialmente o sítio Qasr el Yahud, no lado ocidental do rio Jordão, após décadas de encerramento. Segundo a tradição judaica, esse é o lugar onde os israelitas atravessaram a pé o rio Jordão para entrarem em Canaã, e onde supostamente Jesus terá sido baptizado.
As águas do rio Jordão nestes locais são bastante sujas, pelo que não se prevê que hajam grandes alterações no fluxo de peregrinos que anualmente se fazem baptizar no complexo israelita de "Yardenit", com uma estrutura incomparável e muito mais atraente.

Shalom, Israel!


4 comentários:

Unknown disse...

O nome faz sentido.
Jordão—Jordânia.
Que bom que isso aconteça.
É mais uma prova de que Jesus é real
e Ele está voltando.

Unknown disse...

O meu irmão não deixa de nos manter informados a respeito de tudo o que está acontecendo lá em Israel,pois nós sabemos que Yeshua está voltando.

Unknown disse...

O meu irmão não deixa de nos manter informados a respeito de tudo o que está acontecendo lá em Israel,pois nós sabemos que Yeshua está voltando.

Kadosh disse...

Shalom!!