sexta-feira, novembro 20, 2015

JONATHAN POLLARD LIBERTO APÓS 30 ANOS DE PRISÃO

Preso nos EUA desde há 30 anos e condenado a prisão perpétua, o espião com dupla nacionalidade israelita norte-americana Jonathan Pollard, agora com 61 anos, foi esta manhã liberto.
Pollard estava preso na Carolina do Norte sob acusação de espiar a favor de Israel em território norte-americano.
Já antes do amanhecer, Pollard saiu da prisão, acompanhado de sua esposa Esther, com quem passará o fim de semana num apartamento reservado para ambos.
O primeiro-ministro de Israel já expressou a sua alegria com esta notícia, afirmando que "ansiava por este dia."
"O povo de Israel dá as boas vindas à libertação de Jonathan Pollard" - afirmou Netanyahu, acrescentando: "Após três longas e duras décadas, Jonathan será finalmente reunido à sua família."
"Que este Shabat lhe traga muita alegria e paz que perdure pelos anos e décadas vindouros."
Apesar da grande alegria em Israel provocada por esta tão desejada libertação, o governo recomenda aos ministros que não se pronunciem sobre este assunto, de forma a não prejudicarem as sensíveis relações entre Israel e os EUA.
Segundo o acordado para a libertação deste já débil ex-espião israelita, ele terá de permanecer em território norte-americano entre 2 a 5 anos antes de poder regressar a Israel, ainda que seja esse o seu desejo: voltar à Terra de Israel.
Pollard foi preso em 1985, acusado de vender a Israel ficheiros secretos dos EUA durante o seu tempo de serviço nos serviços secretos da Marinha norte-americana. Apesar de Pollard defender a sua inocência, foi condenado a prisão perpétua em 1987.

Shalom, Israel!

Sem comentários: